quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Solidariedade com os 4 de Salónica

Em Junho de 2003 durante os protestos contra a cimeira da União Europeia em Salónica (Grécia) mais de 100 pessoas foram detidas. 29 foram acusadas sendo que a grande maioria foi posteriormente libertada tirando 7 pessoas.

Em Outubro já estavam todos os prisioneiros em greve de fome exigindo a libertação imediata enquanto aguardavam julgamento sendo que para alguns deles essa greve durou 63 dias!

Já em 2004 devido às provas que não deixavam margem para dúvidas foram retiradas todas as acusações e os prisioneiros estrangeiros puderam finalmente deixar a Grécia e regressar a casa.

Em 2005 o Procurador de Salónica recorreu da decisão e inicia-se um período de mais de dois anos de conversações. Finalmente é definida uma data para o novo julgamento.

Em Janeiro de 2008 tem inicio o julgamento onde os acusados são considerados culpados de rebelião, posse de explosivos, resistência à detenção e utilização de explosivos. As penas a que foram condenados variam entre os 4 e os 8 anos e meio de prisão.

Dos 7 detidos 3 já foram condenados e durante este próximo ano os restantes 4 enfrentam o tribunal.

Eles são: Simon Chapman (Inglaterra), Suleiman “Kastro” Dakdouk (Siria), Michaelis Triakapis (Grécia) e Fernando Perez Gorraiz (Espanha).



Para mais informação: www.salonikisolidarity.org.uk

Nenhum comentário: