quarta-feira, 31 de março de 2010

[Grécia] Ataque bombista envolto em mistério

No domingo passado (dia 28) durante a noite explodiu uma bomba num edifício da Escola Nacional de Administração Pública no bairro de Patisia em Atenas. A explosão provocou a morte de um jovem afegão de 15 anos, e ferimentos na sua mãe e irmã de 11 anos (que pode ficar permanentemente cega).

As primeiras indicações dos mass media foram de que não foi feita nenhuma chamada de aviso. Mas depois a polícia informou que foi feita uma chamada a avisar que uma bomba iria explodir nos próximos 6 minutos. Segundo o comunicado da polícia pode ter havido um mal entendido o que levou a que o aviso fosse ignorado.

Rapidamente o grupo Conspiracy Cells of Fire foi acusado do ataque. A autoria foi negada com um comunicado que podem ler aqui.

Portanto, há neste momento duas teorias para o que aconteceu, uma das que foi avançada foi a de um ataque falhado de um grupo anarquista e por esse motivo não foi reclamada autoria. Mas esta situação está a ser posta de parte.

Até já os media do estado dizem que este ataque pode ter sido uma resposta dos grupos de extrema direita ao ataque que sofreram os escritórios do grupo neo-nazi Amanhecer Dourado. Este ataque é semelhante a outros dois que ocorreram em Thessaloniki contra dois espaços anti-autoritários. Nos três casos não houve comunicado a acompanhar a acção.

Mais notícias logo que possível.

Nenhum comentário: