segunda-feira, 8 de março de 2010

[Espanha] Poesia e Anarquia: XIIº Encontros de Poetas em Moguer "Voces del Extremo"

[Espanha] Poesia e Anarquia: XIIº Encontros de Poetas em Moguer "Voces del Extremo"

"Voces del Extremo" quer transformar-se num fórum de âmbito internacional que reúne alternativas de carácter cultural autogestionada, mostra singular das novas tendências e ponto de encontro e intercâmbio de experiências, onde os trabalhadores através de uma escrita alternativa tenham a oportunidade de dar a conhecer os seus últimos projectos, assim como de experimentar novas formas de colaboração e cooperação no terreno da cultura.

Este ano alteramos o formato dos encontros, deixando de sermos nós os que convidávamos e passando a ser vós os que convidais livremente a vir a Moguer, já que a organização do encontro não tem possibilidade de ajudar-vos a pagar nenhum dos gastos que é necessário a este evento. Também gostaríamos que na medida das vossas possibilidades, difundissem este convite entre todos com o objetivo de fazê-lo chegar a quantas mais pessoas possíveis.

O anarquismo, como humanismo, tem hoje mais vigência que nunca, mais que na época da sua entrega ao movimento obreiro, mais que nas explosões de rebelião heróica, mais que na actuação exemplar na guerra. Comprova-se o seu ressurgimento no pensamento moderno, na juventude inconformista que agita os velhos pilares de uma sociedade que resiste a ser comunidade. Todo ele será e deverá ser reforçado pelo anarquismo como bandeira humanista, um anarquismo sem adjectivos. Nele está a raiz e a força para construir um mundo melhor. Falar hoje de “anarquismo sem adjectivos” é descobrir a riqueza e a heterogeneidade de um sem fim de movimentos anarquistas cujo caráter global inunda todas as esferas da vida, criando dessa variedade um projecto único humanista: dotar de alma aquilo que por definição -citamos- é desalmado, isto é, a maquinaria capitalista.

Compromisso pela paz, pela ecologia, pela criação de formas de evitar a exclusão, a marginalização e os abusos de poder, compromisso pela organização da vida sem hierarquias e, em definitivo, compromisso pela construção de um mundo melhor. O anarquismo aposta em viver a teoria para além das palavras, pelo poder da dissuasão, pelo conflito, pela prática, pela afinidade que constrói a família humana, nossa base comum, e que pode proporcionar lugares de apoio e de simpatia entre os seus membros para se articular, escutar-se uns aos outros, e compartilhar preocupações, emoções ou medos. A política da afinidade permite às pessoas proporcionar apoio e solidariedade uns aos outros. Deste tipo de afinidade nasce a noção de consenso e daí necessariamente a solidariedade mútua.

Confirme a sua presença por e-mail: antonioorihuela.orihuela@gmail.com

Limite de inscrição: 1 de abril de 2010.

Tradução > Liberdade à Solta

agência de notícias anarquistas-ana

As águas do mar
e o vento nos arvoredos
dissolvem meu pranto

Antônio Gonçalves Hudson

Nenhum comentário: