sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

[Canadá] Protestos durante abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno

"Ataque o Coração"

Cerca de 400 anarquistas, muitos vestidos de negro e mascarados, tomaram as ruas de Vancouver na manifestação denominada "2010 Heart Attack" (Ataque o Coração), no sábado, 13 de fevereiro.

Às 8h30, um grupo se reuniu no centro de Vancouver para "entupir as artérias do capitalismo". Por volta das 9 horas, um Bloco Negro abriu caminho pelas ruas, atacando as empresas patrocinadoras dos Jogos Olímpicos e a loja Olympic Superstore localizada no centro comercial da Hudson's Bay Company. Vitrines com artigos olímpicos foram quebradas com caixas de metal e sujadas de tinta vermelha. Carros de luxo também foram vandalizados.

Quando os meganhas perceberam que não tinham o controle da situação, tentaram cercar a manifestação para fazer prisões em massa. Os manifestantes reagiram e partiram pra cima dos policiais e romperam o cerco, evitando as detenções.

O protesto acabou depois de três horas de agitação nas áreas do centro e da região oeste de Vancouver. No final do dia, um total de 13 pessoas foram presas.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/insurgent/sets/72157623429773752/

Victory Square, Torch Relay Disruption (Para Capturar a Tocha)

Na manhã do dia 12 de fevereiro os manifestantes se reuniram na praça Victory Square em Vancouver para interromper a marcha da tocha olímpica na East Hastings, onde ela fez sua última passagem pela cidade antes da cerimônia de abertura. Os protestantes conseguiram atrasar a chegada da tocha ao seu destino em uma hora. Apesar de a polícia agir ostensivamente contra os protestos, não houve prisões.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/insurgent/sets/72157623297974631/

Arte de rua anti-Olímpico no centro de Eastside em Vancouver

Fotos: http://www.flickr.com/photos/insurgent/sets/72157623280836731/

agência de notícias anarquistas-ana

língua pendente
cachorro com sede
sol ardente

Carlos Seabra

Nenhum comentário: