segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Resumo de notícias da Grécia

[A seguir breve cronologia de alguns acontecimentos na Grécia nestes últimos dias.]

Madrugada quente em Atenas

Aconteceu na madrugada desta terça-feira (28) uma nova onda de ataques explosivos contra várias sedes de partidos políticos em Atenas e Tessalônica. Quase que simultaneamente foram atacadas cinco sedes do partido da Nova Democracia (o partido governista grego), instalados nos bairros de Jalandri, Drapechona, Taburia, Kukaki e Ayios Dimitrios em Tessalônica; mais duas sedes do partido PASOK (Partido Socialista Grego) nos bairros de Votanikos e Gudi; e uma sede do partido LAOS (de extrema-direita) no bairro de Ayii Anaryiri. Todos alvos da ofensiva anárquica incendiária.

Arivan Abdullah Osman está morto

Nesta segunda-feira (27), depois de quase quatro meses em coma, Arivan Abdullah Osman, um refugiado curdo iraquiano, de 29 anos, morreu. Em abril, ele foi severamente espancado por policiais na cidade portuária de Igoumenitsa, em Epiro. De acordo com depoimentos de testemunhas, por se encontrar numa área portuária, policiais com uniformes azuis arrastaram Abdullah e começaram a bater repetidamente sua cabeça sobre o chão, causando-lhe uma hemorragia interna. Em seguida ele foi transportado para um centro médico local e mais tarde a um hospital de Tessalônica, onde foi operado. Os médicos alertaram que ele não tinha como se recuperar: ou morria, ou ficava em estado vegetativo.

O ministério da marinha grega, que é responsável pela polícia do porto, na época, emitiu uma declaração alegando que Abdullah era epiléptico e que tinha sofrido um ataque e se ferido ao cair.

Os autores do crime não receberam nenhum cargo. Nem foi aberta qualquer investigação judicial sobre o caso.

Espaço autogestionário é atacado

O Centro Social Ocupado e Autogestionado (C.S.O.A.) Fábrica Yfanet, em Tessalônica, sofreu um atentado com artefatos incendiários durante a madrugada de sábado (25). O fogo provocado pela explosão logo foi controlado pelas pessoas que estavam dentro da ocupação, já que, quase diariamente, as pessoas estão lá alertas ante as últimas ameaças contra os espaços ocupados na Grécia. É de se estranhar, que poucos minutos depois da explosão dois carros patrulhas da polícia, uma moto e um Jipe apareceram nas ruas ao redor da Fábrica Ocupada. Cerca de 20 minutos mais tarde, esquadrões anti-distúrbios apareceram bem próximo à ocupação provocando as pessoas que pouco a pouco iam se aproximando do C.S.O.A para defendê-lo.

Rádio Revolt é atacada com molotov

Este foi o segundo ataque que se realizou na mesma cidade durante os últimos dias. Pela manhã de domingo (21), desconhecidos atacaram com três coquetel molotov a “Rádio Revolt”, uma rádio autogestionada que funciona dentro de um vagão de trem ocupado na Universidade Aristóteles de Tessalônica. Por sorte as bombas explodiram no banheiro da rádio, sem causar muitos danos. Por segurança as transmissões foram interrompidas, mas a rádio voltará ao ar em breve com sua programação dedicada à contra-informação.

Banco é alvo de ataque incendiário

Na sexta-feira (24), no Bairro de Filadéfia, em Atenas, uma sucursal do Banco Nacional foi atacada com artefatos incendiários, numa ação em solidariedade com o preso anarquista Theodore Iliopoulos, em greve de fome desde o dia 10 de julho. No dia anterior ao iniciar a greve de fome, as autoridades do judiciário grego negaram seu pedido de libertação, com a resposta: “você é perigoso para a democracia”. Iliopoulos é a única pessoa presa pelos fatos ocorridos durante a rebelião de Dezembro de 2008. Desde o dia 10 diversas atividades de rua estão acontecendo em apoio ao anarquista em Atenas e outras cidades gregas.

Ativistas tentam impedir a deportação de imigrantes

Na quinta-feira (23), na Ilha de Jíos, membros de vários coletivos tentaram impedir a deportação de aproximadamente 60 imigrantes para “destinos desconhecidos”. Os conflitos entre a polícia e os manifestantes duraram umas duas horas, mas os dois ônibus carregados de imigrantes conseguiram embarcar no navio com destino à ilha vizinha de Lesbos.

Ação na Ilha de Lesbos

Às duas da madrugada, da quinta-feira (23), na ilha de Lesbos, cerca de 60 pessoas conseguiram impedir a saída dos imigrantes até o porto de Kavála, e sua conseqüente expulsão para o território turco. Os ativistas bloquearam a entrada do barco permitindo somente a passagem dos passageiros “legais”.

Ataques incendiários

Em Atenas, o grupo “Conspiração das Células de Fogo” assumiu a responsabilidade pela colocação e explosão de uma bomba no consulado do Chile na segunda-feira (20). No texto que enviaram aos meios de comunicação, entre a explicação da realidade política e socioeconômica da América Latina, fizeram uma menção especial ao anarquista Maurício Andrés Morales Duarte, que morreu acidentalmente em Santiago, no Chile, em maio passado, para quem o ataque foi dedicado.

Ataque contra o partido Nova Democracia

Em Tessalônica, aconteceram ataques incendiários contra a sede do partido Nova Democracia (o partido governista grego) e o carro do embaixador do Chipre. O grupo “Negadores das Férias” se responsabilizou pelo ataque na semana retrasada.

Jornada Informativa contra o desvio de um rio

No bairro Colina de Stréfi, em Atenas, com muito êxito se realizou a Jornada Informativa contra o desvio do rio de Ajeloos, e a construção de uma barragem no mesmo. A jornada foi promovida pela “Iniciativa de Luta da Colina de Stréfi”; anteriormente jornadas parecidas foram realizadas na cidade de Agrínio pelo Local Autogestionado e na cidade de Arta pela Assembléia Aberta local. A próxima reunião será realizada no mesmo rio, no povoado de Mesójora, de 4 a 11 de agosto, e contará com projeções, debates, assembléias e uma manifestação no dia 9 de agosto.

Parque autogestionado

Em Patision e Kipru, na capital grega, às 10 horas da manhã, apareceu no parque auto-organizado o antigo guarda do parque. Quando foi indagado sobre o que ele estava fazendo ali, respondeu que estava esperando o carro-pipa do conselho municipal que estava para vir para regar as árvores e as plantas. Questionado, os populares explicaram para ele que o parque era autogestionado, e o único responsável pelos cuidados do mesmo e suas árvores é a assembléia que o gestiona durante os últimos seis meses. Pouco depois o caminhão se foi...

Recordamos que no dia 26 de janeiro, uma equipe do conselho municipal de Atenas cortou todas as árvores do parque já que a decisão tomada pelos “senhores” da cidade era a de destruir o parque para a construção de um estacionamento. Foi quando a própria vizinhança tomou a responsabilidade do futuro de um dos poucos espaços públicos e abertos que restaram na capital grega.

Novo jornal anarco-sindicalista

“Rosinante” é o nome do novo jornal anarco-sindicalista que está circulando na Grécia. Ele pode ser encontrado mensalmente em várias bancas de todo território grego.

Tradução > Marcelo Yokoi

agência de notícias anarquistas-ana

A boca da noite
Se abre para o amanhã
E engole o meu dia.

José Neres

Nenhum comentário: