terça-feira, 16 de dezembro de 2008

PEDEM MORADIA DIGNA E DÃO-LHES CARCEL. SOLIDARIEDADE



A tarde do 14 de maio do ano 2006 alçou-se em Madrid um movimento espontâneo convocado por sms e Internet ( para queixar-se pela dificultade em ter acesso a uma vivenda digna) que hoje em día ainda segue em pé. Tanto então quanto agora estas assentadas não tenhen nenhuma sigla , nenhum grupo, conjunto ou partido político. Vista a boa acolhida e a participação que houve desde a primeira assentada, as autoridades preocuparon-se muito, ja que se enfrentaban a um grave problema: a gente pé-no-chão começaba a sentir-se identificada com um movimento desorganizado, o qual corría o risco de organizar-se e aumentar em número, pondo em xeque ao governo com suas demandas. Assim que a delegacia mandou várias centenas de antidistúrbios, com ordens de dissolver quanto antes a manifestação, para o qual não duvidaram em utilizar a violência impunemente.

Como conseqüência se produziram um total de 21 detençãos arbitrárias com acusaçãos de atentado contra um agente de polícia, desordem público, desobediência, resistência grave a autoridade... por isto eles enfrentam penas de até sete anos de prisão. Ademais de injustificadas, estas acusaçãos estão cheias de contradiçãos e irregularidades, como polícias que apresentabam laudo médico de lesãos depois de destroçar os nós dos dedos contra a cara dos detidos... Estas pessoas sofreram dano tanto físico quanto moral durante todas as horas que durou a sua detenção, ocasionado pelos antidistúrbios, pela brigada de informação, guarda civil, pessoal funcionário de prisãos, assistentes a detidos, juiz... Gritos, insultos, vexaçãos, tortura, perda de dignidade... a isto é ao que se enfrenta qualquer pessoa, seja inocente ou não, quando cai nas garras do Estado, algo que a sociedade não vê ou não quere ver. Todo isto em uns calabouços onde as condiçãos higiênicas eram humilhantes até limites insuspeitados, onde o médico o qual lhe reconhecía as feridas nem sequer lhe tocava... depois que passaram horas sem comer e sem dormir, e com a proibição de falar ou rir ou perguntar nada, nem sequer a hora. Tratados como terroristas e trasladados como terroristas, inclusive chegou-se a roubar os seus pertences.

É habitual que passem estas coisas como o que passou nestas assentadas. Brutal e injustificada repressão, e medidas muito duras contra as pessoas detidas. Os meios de comunicaçao não informam sobre este feito, criminaliza-se a estas pessoas e são detidas. Todo isto e muito preocupante, ja que está escondido sob um pluralismo o qual e só fachada e um governo supostamente progressista a favor dos direitos da juventude e da política social.

A especulação e a corrupção são produto da ofensiva capitalista, que no estado espanhol significa entre outras coisas a negação de uma necessidade básica como é a necessidade de viver com dignidade.

NÃO MAIS PRECARIEDADE!!

NÃO MAIS ESPECULAÇÃO!!

NÃO MAIS MONTAJES POLICIAIS E JUDICIAIS!!

ABSOLVIÇÃO DETIDXS DAS ASSENTADAS!!

ÚLTIMA HORA!! A promotoria acusou aos nossos companheirxs detidxs na 2ª assentada por uma vivenda digna (xs únicxs que ainda seguem pendentes de juízo e que poderiam ir a prisão até 5 e 6 anos)
Podeis olhar a acusação na nossa página web: www.detenidosporunavivienda.org.
Agora mais que nunca pedimos a sua ABSOLVIÇAO!!!

Mais informação em:

www.detenidosporunavivienda.org
www.myspace.com/detenidosviviendadigna
http://detenidosvivienda.blogspot.com/

http://audio.urcm.net/spip.php?article2437

Nenhum comentário: