terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Atenas, Grécia: acções por toda a Grécia após companheiro de 16 anos ser assassinado a tiro pela polícia


No sábado, 6 de Dezembro, por volta das 10h da noite, dois bófias Gregos que se encontravam a patrulhar o bairro de Exarchia, em Atenas, envolveram-se numa discussão com um grupo de jovens (outras fontes afirmam que estes jovens atacaram o carro-patrulha com paus e talvez cocktails molotov). Na sequência, um dos bófias saca da pistola e dispara três tiros, acertando num companheiro de 15/16 anos, tendo este chegado ao hospital de Evangelismos já morto.


Numa resposta imediata, milhares de pessoas juntaram-se nos centros das cidades de grande parte das cidades Gregas. Em Atenas, concentraram-se frente ao Hospital de Evangelismos, de forma a impedirem o acesso ao interior por parte da bófia. Pouco depois a polícia anti-motim atacou numa rua de Exarchia, resultando numa pessoa ser detida. A noite em Atenas evoluiu com uma assembleia espontânea na Universidade Politécnica, com uma série de motins em todo o centro de atenas, incluindo ataques contra esquadras da polícia e bancos, durante até à madrugada de domingo. Três edifícios da Universidade foram ocupados.


Concentrações, manifestações, acções directas e motins tomaram lugar em todo o país. Em Salónica, realizou-se uma enorme manifestação espontânea, tendo 2 esquadras da polícia sido atacadas, vários bancos foram incendiados e a rua Egnatia, a avenida principal, foi bloqueada durante horas por caixotes do lixo a arder. Também há relatos de acções em Yannena, Iraklio, Chania, Komotini, Mitilini, Xanthi, Serres, Sparta, Alexandroupolis e Volos.


Foram convocadas manifestações por toda a Grécia amanhâ (domingo) à tarde, começando às 13h.



Actualização de hoje (domingo):


A polícia de Atenas diz num comunicado que os insurgentes danificaram ou incendiaram 31 lojas, nove agências bancárias e 25 carros. Os veículos danificados incluem 6 carros-patrulha estacionados à porta da esquadra da polícia de Acropolis, no centro de Atenas.


24 polícias foram feridos por objectos que lhes foram atirados, um deles teve de ser hospitalizado. 6 pessoas foram detidas, 5 delas por saquearem lojas danificadas e uma por ter uma arma, dizem.


"Nunca vimos nada assim", afirmou um superior da polícia que pediu o anonimato devido ao seu envolvimento na investigação. "A tensão é de cortar à faca".


Foi convocada uma manifestação para hoje no centro de Atenas, e uma outra para amanhã.

retirado e traduzido de http://www.indymedia.org.uk/en/2008/12/414473.html?c=on#c208999


mais informação e actualizações em:






Nenhum comentário: