segunda-feira, 31 de maio de 2010

O protesto, o burocrata e a carga

Milhares de pessoas juntaram-se ontem no marquês de pombal, em protesto contra as medidas de austeridade impostas pelo actual governo. Privatizações, diminuição de apoios sociais (nomeadamente para os mais necessitados), ou congelamentos salariais foram algumas das políticas denunciadas pelas pessoas que participaram na manifestação convocada pela CGTP, desde o jovem «falso recibo verde» à metalúrgica sob ameaça de despedimento colectivo.

O protesto ficou marcado por pequenas escaramuças entre alguns manifestantes e o serviço de ordem da CGTP – composto por seguranças profissionais – que controlavam o acesso à avenida da liberdade. Alguns elementos do serviço de ordem da CGTP, questionados pelo Indymedia, afirmaram que o "grupo" podia integrar a manifestação mas que, dado que não tinha havido um contacto prévio, o grupo só poderia entrar no final das organizações sindicais e outras apoiantes (partidos incluídos)A vontade dos primeiros, contudo, conseguiu vencer os ímpetos autocráticos dos segundos.

Já após o final da manifestação, na rua das portas de santo Antão, a tentativa de detenção de uma pessoa por parte da PSP, alegadamente por não ter pago um café, originou protestos. As autoridades, sem qualquer pré-aviso, carregaram sobre as pessoas que se encontravam na rua (manifestantes, turistas, clientes dos cafés e transeuntes), tendo provocado alguns feridos. Grande parte dos agentes não se encontrava identificado.

Retirado de: Indymedia PT

Nenhum comentário: