terça-feira, 22 de dezembro de 2009

[Itália] Protesto contra os despejos e a repressão em Turim

Debaixo de muito frio, cerca de 1.500 pessoas participaram de uma manifestação contra os despejos e a repressão aos squatters nas ruas centrais de Turim neste sábado, 19 de dezembro. Um forte dispositivo policial, entre carabineiros, agentes da Digos e de outras forças da ordem, acompanhou o protesto.

Ao longo da passeata alguns manifestantes também atacaram câmeras de segurança e de tráfego, parquímetros, uma agência de trabalho temporário e algumas vitrines.

Os manifestantes carregavam diversos cartazes nos quais se lia os nomes de Carlo Giuliani, Sol e Baleno, Giuseppe Pinelli, Gabriele Sandri, Stefano Cucchi, faixas e uma escultura com a cara sangrando de Berlusconi.

Também foram feitas dezenas de pichações nas paredes contra a polícia, o prefeito de Turim Sergio Chiamparino e o ministro do Interior italiano, Roberto Maroni, contra a CIE [Centro de Identificação e Expulsão para imigrantes ilegais] e contra os despejos.
A manifestação terminou sem grandes incidentes, no lendário "Fenix", um dos primeiros squatter da cidade de Turim, de1980, símbolo da luta e da dinâmica das ocupações na cidade.

O chamado do protesto, sob o slogan ”Pela reapropriação e a defesa dos espaços autogestionados e a liberdade de todo/as”, dizia:

“Em resposta aos contínuos ataques institucionais e da mídia contra todas as realidades okupas, vamos às ruas para dizer "Basta!", para um regime cada vez mais opressivo e uma repressão cada vez mais generalizada, onde a democracia e a liberdade são traduzidas em CIEs e na militarização das cidades. A "segurança" que tanto invocam, cria um clima de terror, enquanto que as pessoas continuam a morrer: no trabalho, em uma chantagem social que nos restringe a sobrevivência; nas prisões pelas condições desumanas; na rua, nas mãos da polícia. Em nome do progresso e da economia, a nossa saúde é envenenada pelos mega-projetos industriais e nossa mente é manipulada pela mídia.”

Mais infos: http:/tuttosquat.net
agência de notícias anarquistas-ana

portas batendo
fugindo da chuva
o vento

Alonso Alvarez

Nenhum comentário: