terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A Guantanamo climática, relatos da revolta no interior

Isto é o que se passou tanto no Sábado como no Domingo quando gás pimenta foi usados contra os presos na chamada "prisão climatica" em Valby. Isto aconteceu relacionado com a revolta dos presos que involveu centenas de activistas.

A Modkraft falou com varios activistas climaticos que testemunharam a revolta.

"A atmosfera era totalmente louca. Centenas de pessoas estavas aos gritos umas com as outras e muitos arrancaram os bancos de madeira de dentro das celas (jaulas) e começaram a bater com eles nas portas." diz Mads que estava entre as pessoas presas depois da manifestação "Hit the Production" que aconteceu no domingo há tarde em Østerbro.

- "Era possivel ver o medo nos seus olhos" -

257 activistas foram "presos preventivamente" na manif de domingo e levados para o principal local de detenção da policia, conhecido como "a prisão climatica".

Mads explica que a policia usou gás pimenta varias vezes contra ele e outros que estavam sentados nas jaulas de metal que mediam 2.4 por 5 metros.

A sua historia é confirmada por duas raparigas Suecas com quem a Modkraft tambem falou. Elas disseram que existia uma "atmosfera caotica" na prisão no Domingo há noite onde elas tambem estavam detidas em celas metalicas depois da manif em Østerbro.

"A policia irrompeu pelas celas e tirou-nos tudo: cobertores, garrafas de água e bancos foram todos retirados. Usaram imenso gás pimenta que rapidamente se espalhou pela divisão." diz Elli.

Ela conta-nos que um grupo de prisioneiros conseguiu abrir a porta de uma das celas.
De acordo com Ellie e a sua amiga Marta este episodios foi o rastilho da acção da policia nesse domingo à noite.

"Era possivel ver o medo nos seus olhos. Eles foram muito agressivos, e ameaçaram usar mais gás contra nós." diz Marta

Para se protegerem do gás muitos dos presos rasgaram os lençois em pedaços e usaram-nos para tapar os olhos. As duas raparigas descrevem a experiência como "traumática", "humilhante" e "profundamente chocante".

"Muitas pessoas estavam em pânico e com medo. Era impossivel escapar." diz Marta.

- Policias com protecções de ouvidos -

No forum da internet "Anarchist Debate Forum" um manifestante chamado Holst que tambem esteve detido em Valby descreve os seguintes acontecimentos:

"Quando eu fui detido hoje, os bancos que estavam atados às paredes das ceklas foram arrancados e usamo-los como aríetes contra as portas. As pessoas faziam tanto barulho a cantar e ao raspar com garrafas de plastico nas barras das celas que os policias tinham que andar por lá com protecções para os ouvidos. Muitas das portas que tinham sido destruidas no Sabado tinham sido substituidas por grossas tábuas de madeira. Os papeis com os direitos e os atoalhados das camas tinham sido rasgados em confettis."

"Depois de algum tempo a policia invadiu as celas para retirar todos os bancos (os que não tinham sido arrancados foram destruidos) colchões e garrafas de água. Eles usaram gás pimenta para entrar nas celas."

"Nas horas seguintes as pessoas tiveram que se sentar no chão de cimento e foi-lhes dada água a beber através das barras das celas como se faz aos hamsters."

Houve tambem problemas na cadeia climatica no Sabado à noite depois da policia prender 968 manifestantes em Amagerbrogade. DR descreveu a situação com estas palavras:

"Dentro da prisão alguns dos detido, entre outras coisas, arrancaram paredes entre as celas. Muitos dos bancos foram tambem removidos e os prisioneiros estão agora sentados no chão."

Durante os disturbios, a policia trouxe cães para o hall mas depois decidiu leva-los de volta.

- Policia mordido por cão numa coxa -

Outra das detidas disse à Modkraft que ela se sentou junto com outros 10 na cela em Valby. A dado momento "as pessoas nas minha cela começaram a pendurar os cobertores para que a policia não pudesse ver lá para dentro. A policia reagiu e arrancou-nos os cobertores."

Mais tarde, as pessoas começaram a atacar a porta da cela para que a fechadura se parti-se. Depois disso, os bancos foram arrancados e a policia entrou com o gás pimenta. Levaram as 2 pessoas que tinham batido na porta, colocaram-lhes algemas plásticas e colocaram-nos numa cela onde não estava mais ninguem. Os outros presos da mesma cela foram tambem movidos e levados para outra das jaulas.

O episodio, testemunado pelo resto dos detido levou a que se produzisse imenso barulho o que levou a policia a trazer os cães para o hall da prisão. Eles fizeram-nos passar perto das celas até que um cão ficou tão nervoso que mordeu um policia numa das coxas.

- Queixas a caminho -

Como Mads, as duas raparigas Suecas foram libertadas na noite de Domingo depois de várias horas em custódia da policia. Foram levadas para a estação de comboio mais proxima onde foram então soltas. Nenhuma das duas foi acusada de nada, nem receberam qualquer explicação do porquê de terem sido detidas.

Todos os 3 decidiram queixar-se das suas detenções e do tratamento recebido. Não porque queiram compensação, mas porque não querem que mais ninguem tenha que passar pela mesmo experiencia.

"Esperamos que as nossas queixas possam ajudar a mudar o sistema. Não pode ser considerado correcto que a policia prenda pessoas que nada fizeram e que as ponha em jaulas como animais. É completamente inhumano e está na fronteira da tortura." diz Elli

De acordo com o grupo de apoio legal Rusk que tratou das queixas dos manifestantes, o gás pimenta foi tambem usado em detido em situação semelhante a 12 de Dezembro na prisão de Valby.

"É totalmente condenavel e dá a impressão de que a policia não é capaz de gerir estas situações de forma construtiva". Diz o porta-voz da Rusk, Marc Jørgensen à to Modkraft.dk

A Climate Justice Action, rede de activismo que organiza a maioria das acções de desobediência civil em relação à cimeira do COP15, está tambem revoltada com os metodos da policia.

"O comportamento da policia é totalmente inaceitavel. É suposto que a policia use fás pimenta em vez de disparar, mas nesta situação ele foi usado contra manifestantes detidos que de forma nenhuma podiam constituir ameaça. É tempo de alguem tomar uma acção e para este comportamento louco da policia." Escreveram num press release.

A policia no entanto não acha que tenham agido de forma irresponsavel.

"O que me foi dito foi que dentro de uma cela de 10 individuos, houve 4 ou 5 que se tornaram violentos e usaram bancos de madeira para bater nas celas. Por isso decidimos usar o gás pimenta contra eles, mas não directamente contra os olhos", diz o porta-voz da policia Henrik Suhr ao politiken.dk sobre este episodio.

MR
do original http://www.modkraft.dk/spip.php?article12227
traduzido de http://www.indymedia.org.uk/en/2009/12/443473.html por Anon

fotos das instalações e das jaulas em http://nocop.italy.indymedia.org/node/834
video: http://www.indymedia.dk/videos/1666

Retirado de: Indymedia Portugal

Nenhum comentário: