sábado, 19 de dezembro de 2009

Eco-libertário é solto nos EUA

[O eco-libertário estadunidense Jeffrey Luers deixa a prisão e está livre, depois de nove anos e meio de cadeia.]

Na manhã de ontem (17), em Portland, Oregon, Jeffrey Luers foi libertado depois de nove anos e meio de prisão. Luers, por um "erro administrativo", foi posto em liberdade em 20 de outubro passado, mas voltou para a prisão horas depois, mas desta vez a situação é diferente e ele é um homem livre de novo.

Luers, que completou 31 anos no último dia 6 de dezembro, nunca abandonou a luta dentro da prisão, desenhava, escrevia poemas e artigos sobre as agressões e as mudanças no meio ambiente que o homem está provocando, mas agora continuará esta luta do lado de fora, junto com seus companheiro/as e amigo/as.

“Agora, ele pode iniciar uma nova vida e, finalmente, ver o nascer e o pôr do sol, andar de mãos dadas, caminhar pela floresta, sentir a chuva...”, diz o comunicado do grupo de amigos e apoio de Luers, que agradece a todo/as que se interessaram pelo caso e o ajudaram de alguma forma para que Luers saísse da prisão.

Após a sua libertação Luers declarou:

"Os últimos 9 anos e meio tem sido muito duros... Tenho testemunhado na prisão coisas que vou levar comigo para o resto da minha vida. Suportei tantos sofrimentos e perdas. Sem dúvida, essa experiência me mudou muito. O que não mudou é o meu compromisso com a justiça ambiental e social ".

"Eu gostaria de agradecer a todas as pessoas que me apoiaram ao longo dos anos, especialmente, os poucos e dedicados que trabalharam incansavelmente para me tirar da prisão. Estou ansioso para passar o tempo com meus entes queridos e continuar meus estudos, bem como continuar a minha militância."

Luers foi libertado depois de ter sido condenado a 22 anos e 8 meses de prisão por atear fogo contra 3 carros 4x4 de grande porte, mais conhecidos como SUVs, em Eugene, Oregon, e atacar uma concessionária de automóveis. O seu objetivo com a ação direta era denunciar e aumentar a consciência das pessoas sobre o aquecimento global e o papel que desempenham os SUVs nesse processo. Em 2007 um Tribunal de apelações reduziu a pena de Luers para 10 anos.

Mais infos: www.freejeffluers.org

agência de notícias anarquistas-ana

ao pé da janela
dormimos no chão
eu e o luar

Rogério Martins

Nenhum comentário: