domingo, 16 de maio de 2010

[Polónia] Fodam-se as bandeiras! Liberdade para os activistas gregos e polacos presos!

[Abaixo infos relativas à prisão de ativistas gregos e polacos na seqüência de uma concentração em frente à embaixada da Grécia em Varsóvia, em 12 de maio passado.]

Em 12 de maio, um piquete foi realizado na frente da Embaixada da Grécia em Varsóvia, em solidariedade com as lutas sociais na Grécia. O protesto foi acompanhado por um grupo de aproximadamente 10 pessoas gregas que vivem na Polônia. Na ação uma faixa foi pendurada na embaixada. Além disso, as bandeiras da Grécia e da União Européia, que estavam hasteadas em postes em frente ao prédio foram retiradas e bandeiras negras içadas em seu lugar.

Após o protesto, a polícia perseguiu um grupo de pessoas que estava num parque. Seis ativistas gregos e polacos foram presos e continuam detidos. A polícia ainda está tentando "investigar" o incidente, mas eles acusam os manifestantes de roubo [a bandeira] e participação em uma manifestação ilegal, com a intenção de cometer um crime. “Expropriar” [sic] uma bandeira pode dar até um ano de prisão na Polônia.

A polícia não tem sido muito “cooperativa” nem para dar informações [sobre os presos] nem para permitir que um advogado possa ver os detidos.

Em relação a isto, um piquete de solidariedade de emergência foi organizado durante o dia, em frente ao “Palácio da Polícia”.

Em conseqüência, um porta-voz da polícia finalmente acabou por aparecer e dar muito poucas informações, prometendo que alguém, pelo menos, receberia informações sobre a situação, a detenção ou libertação dos companheiros.

Amanhã [14 de maio], novamente, vamos tentar enviar assistência jurídica aos presos e talvez organizar uma concentração maior, se eles não forem liberados. Pode ser um problema, para os estrangeiros detidos na Polônia, porque a polícia considera que há um risco de fuga [da Polônia].

Na prática, casos semelhantes como este no passado resultaram em pelo menos três meses de "prisão preventiva" e uma fiança de 20.000 euros!

Última hora

Todos os detidos foram libertados na noite de sexta-feira (14), por volta das 22h, aparentemente sem nenhum cargo.

Tradução > Liberdade à Solta

agência de notícias anarquistas-ana

Suave crepúsculo
Sol emoldurando o ocaso
O pássaro sonha

Tânia Souza

Nenhum comentário: