domingo, 31 de janeiro de 2010

[Grécia] Algumas notícias da frente...

A tensão está bastante alta por todo o país. Os bloqueios de estradas por parte dos agricultores vão entrar na terceira semana sem perspectivas de acordo com o governo. A greve dos pescadores egípcios em Nea Michaniona continua, e houve uma manifestação em Thessaloniki organizada por eles e alguns companheiros em solidariedade. Houve também um concerto benefit com o objectivo de juntar dinheiro para os ajudar a manter a greve. Em Exarchia a polícia continua as provocações e o governo toma cada vez mais medidas que enfurecem a população. Foi uma semana intensa em acção directa:

23 de Janeiro: Cerca de 20 anarquistas invadiram um supermercado em Chalandri (Atenas) e expropriaram muitas coisas, que foram distribuir pela população da área. Ao saírem deixaram flyers que diziam : "Contra patrões, estados e seus lacaios - Nós vimos pelo que é nosso". As pessoas ali perto estavam a felicitar os companheiros.

26 de Janeiro, 2:38 da manhã: Ataque incendiário contra alguns automóveis do estado na cidade de Thessaloniki. O ataque foi reivindicado pelo grupo "Incendiários pela materialização do sonho destrutivo". Eles demonstraram também solidariedade pelo prisioneiro Polys Georgiadis que está acusado do rapto do industrial Mylonas, cujo julgamento começa dia 2 de Fevereiro.

27 de Janeiro: Três engenhos incendiários foram lançados contra um supermercado Carrefour Argyroupoli, Atenas. A acção foi reivindicada no dia seguinte e dizia o comunicado que a intenção era incendiar todo o edifício, algo que "infelizmente não aconteceu". O grupo demonstra também solidariedade com Polys Georgiadis e Vaggelis Chrisochoides, ambos acusados do rapto.

28 de Janeiro: Ataque incendiário ao escritório de Kostas Simitis (primeiro ministro grego até 2004). O ataque foi reivindicado pelo grupo "Acção Revolucionária Libertadora" que já tinha reivindicado algumas acções no passado.

Na noite de 28 para 29 de Janeiro houve vários ataques incendiários em Atenas e Thessaloniki. Os alvos foram: Sede local do partido Nova Democracia (partido de direita que governou anteriormente), dois carros das Nações Unidas, dois carros de companhias privadas em Atenas e pelo menos seis carros luxuosos em várias áreas. Um multibanco e um McDonalds em Thessaloniki.

Na noite de 30 para 31 de Janeiro houve ataques incendiários cujos alvos foram, escritórios, uma loja da empresa ALUMIL, um carro luxuoso e um caro diplomático, tudo em Atenas. Nenhum ataque foi reivindicado.

Fonte: Occupied London

Nenhum comentário: