sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

[Lisboa] Mais videovigilância!


A junta de freguesia de S.Nicolau, em Lisboa, apresentou um projecto de instalação de um sistema de videovigilância na baixa de Lisboa. As 32 câmaras de alta-definição a instalar, após um processo de aprovação por parte de uma série de entidades, podem inclusive capturar som e constituem, segundo os seus promotores, uma mais valia na defesa dos interesses comerciais situados na baixa de Lisboa bem como um facilitador do trabalho policial que tem uma forma mais efectiva de vigilância.

As garantias que instituições e organizações como a Comissão Nacional de Protecção de Dados ou o Ministério da Administração Interna oferecem em relação à privacidade escondem uma realidade social que é já por si de total controlo e onde a instalação de novas câmaras vem apenas reforçar um projecto muito mais amplo de vigilância sobre tudo e todos que inclui, entre outras coisas, a implementação do cartão único ou o controlo da Internet. Além disto é imensamente repetida a mentira de que a segurança providenciada por estes mecanismos é para todos sendo óbvio que o verdadeiro objectivo é a protecção da sociedade capitalista e do estado cada vez mais policial.

A videovigilância é um instrumento de controlo social em ascensão nas ruas das cidades portuguesas e o anuncio da instalação de mais 32 câmaras em plena baixa chega pautado por um discurso de segurança que é antes de mais nada a conversa do controlo de ruas e pessoas como se isso fosse uma realidade que as favorecesse.
As ruas das cidades são selvas de consumo e comércio nas quais são colocados cada vez mais mecanismos de vigilância criando um quotidiano de controlo policial.

Fonte: Centro de Média Independente

Nenhum comentário: