quarta-feira, 22 de agosto de 2007

[Grécia] Violentos protestos em Tessalônica depois do assassinato de um imigrante nigeriano nas mãos da polícia

Durante a última noite de sábado, 18 de agosto, policiais a paisana em Tessalônica tentaram registrar Toni Onouha, um imigrante nigeriano morador em dita cidade, que vendia CD´s piratas num bar do bairro de Kalamaria. De acordo com amigos de Tony, ele tinha reconhecido esses policiais como os autores de uma surra que ele havia levado um ano atrás. Ele tentou escapar, mas caiu no chão do bar. Alguns relatos dizem que o imigrante foi empurrado e socado pelos agentes da polícia depois de um bate-boca.

Em seguida os agentes policiais escaparam imediatamente. Isto aconteceu entre 22:00 e 23:00 horas.

Pouco depois, grupos de imigrantes nigerianos começaram a se reunir no lugar dos fatos, acompanhados por grupos de anarquistas que decidiram apoiar os imigrantes imediatamente após receberem a notícia do acontecimento. Em seguida uma revolta explodiu na vizinhança do bar com a polícia de choque que fora ali suprimir os protestos, os duros confrontos duraram por volta de duas horas e contou com a colaboração espontânea de alguns moradores do bairro.

Segunda-feira, 20 de agosto

Os amigos de Toni junto com grupos de anarquistas e outras forças políticas, mais de 500 pessoas, fluíram no lugar em que o imigrante faleceu, e desde esse ponto se empreendeu uma marcha em direção a uma delegacia da polícia, que acabou com enfrentamentos entre os manifestantes e as forças de segurança. Paus e pedras foram arremessados na delegacia. Carros queimados. Não houve nenhuma pessoa presa.

Terça-feira, 21 de agosto

Hoje, aconteceu uma nova concentração no centro da cidade. Um grande número de imigrantes e anarquistas responderam a convocação. Posteriormente, aconteceu uma marcha por várias ruas centrais e comerciais da cidade, parando o trânsito e realizando alguns atos de sabotagem. Tudo isso foi finalizado com novos choques entre grupos de manifestantes e as forças da ordem social. Neste mesmo momento havia um comentário que 19 pessoas tinham sido presas. Parte dos manifestantes estão reunidos na universidade, território em que a polícia não pode entrar. Estão estudando a possibilidade de acudirem à delegacia em apoio aos presos.


Fontes: Indymedia Portugal; Indymedia Atenas

Um comentário:

Anderson Barbosa disse...

Ola
Sou Anderson Barbosa e estou no Brasil.
Tenho acompanhado as manifestaçoes na Grecia e tenho um blog falando um pouco a respeito, baseado em informaçoes passadas pelo Moésio que é um jornalista anarquista daqui tambem.
Bom, da uma olhada ai e veja outro trabalho meu com movimentos de sem teto. Morei durante 5 anos em ocupaçoes no centro de Sao Paulo e venho desenvolvendo este projeto de foto documentario
Abraço