sexta-feira, 30 de maio de 2008

Solidariedade com os pescadores


Portos de pesca de Peniche, Figueira da Foz e Setúbal em paralisação total
30.05.2008 - 09h13
Por Lusa, Eduardo Melo, PUBLICO.PT
Paulo Pimenta

Apesar de os motivos da paralisação não colherem todos, o facto é que todos os pescadores pararam hoje
Os armadores e pescadores de Peniche, da Figueira da Foz e de Setúbal bloquearam os respectivos portos de pesca, em protesto pela ausência de medidas públicas que minimizem o agravamento do preço do gasóleo.

Em Peniche, uma frente de barcos impede, desde a meia-noite, a descarga de pescado na lota local. "Depois da meia-noite ninguém vai descarregar no porto de Peniche", afirmou o presidente Cooperativa dos Armadores da Pesca Artesanal, Jerónimo Rato.

"Já mandamos pôr os barcos todos em frente à lota para que não seja possível a descarga enquanto durar a paralisação", acrescentou ainda Jerónimo Rato.

Em Peniche, existem cerca de 90 barcos da pesca local, uma dezena de embarcações da pesca longínqua e outra dezena da pesca do cerco (sardinha).

Na Figueira da Foz, os pescadores do arrasto que actuam ao largo da localidade afirmam que aderiram contrariados à greve que começou hoje, manifestando, no entanto, compreender as razões dos armadores face ao aumento do preço do gasóleo.

Mais de meia centena de embarcações estão hoje paradas, incluindo seis arrastões, a maioria registados em Aveiro. "Esta greve é dos armadores, eu não estou de greve. Quero ir para o mar", disse à Lusa João Fernando, mestre do "Luísa Balseiro".

A tripulação de sete homens, oriundos das povoações da Costa de Lavos e Leirosa, no litoral sul da Figueira da Foz, "quer é trabalhar", mas cedeu à exigência do patrão e afirma compreender as razões da greve.

Mais a sul, quer os armadores, quer os pescados de Setúbal solidarizaram-se com a luta nacional e dos parceiros espanhóis, italianos e franceses.

Eventual falta de pescado fresco apenas terá efeitos na próxima semana

No mercado de peixe de Matosinhos o sentimento é de que uma eventual escassez de pescado fresco só se fará sentir na próxima semana. Vendedoras deste mercado garantiram hoje, à SIC Notícias, que estão bem abastecidas de peixe capturado no dia anterior e que os clientes têm a garantia de comprar peixe fresco hoje e amanhã.

Se os barcos não retomarem a faina nos próximos dias, então a opção destas vendedoras será o escoamento de peixe congelado. Para este peixe congelado, o preço não terá tendência para subir, asseguram ainda, já que foi comprado nas semanas anteriores e nesse período os preços não se alteraram.

Mais info em: Movimento Antifascista Português

Nenhum comentário: