quinta-feira, 1 de maio de 2008

[Lisboa] May Day: o precariado reb(v)ela-se


A precariedade é a condição social do novo século. É precária a pessoa que é perseguida pelo patrão, pela gestora de recursos humanos ou pela empresa de trabalho temporário, mas também quem se vê ameaçado pelo banco, pela empresa de crédito ao consumo, pelo senhorio, pela seguradora de saúde, pelo serviço de estrangeiros e fronteiras. A precariedade entra a pés juntos nas vidas das pessoas, ceifa a autonomia, dificulta a criação e a criatividade.

O MayDay é uma parada de precári@s, que vem marcando o 1º de Maio em várias cidades por esse mundo fora, desde da estreia em 2001, em Milão. No ano passado, a iniciativa MayDay chegou a Lisboa, juntando algumas centenas de pessoas contra a precariedade no trabalho e na vida. Na parada MayDay cabemos todos: mais novos e mais velhos, operadores de call-center, "caixas" de supermercado, cientistas a bolsa, intermitentes, desempregados, estagiários, contratados a prazo, estudantes que vivem ou pressentem a precariedade,…

A 1 de Maio juntamo-nos contra a exploração, contra o emagrecimento dos apoios sociais e à habitação, desafiando o cinzentismo e continuando o percurso de mobilização e visibilidade. No dia 1 de Maio vamos para a rua. Porque esta não foi apenas feita para albergar sedes de empresas, escritórios, restaurantes de comida rápida e outros locais onde decorre todo um estado de excepção laboral, onde a exploração, o abuso, a instabilidade e a ilegalidade se tornaram lei. No dia 1 de Maio queremos transformar a rua num espaço em que desfila a alegria da recusa de uma vida aos bocados.

Mayday

Nenhum comentário: