sábado, 5 de março de 2011

Diários Secretos de Valentina

Foi posto para download no Indymedia uma zine que compila os maiores sucessos jornalísticos da Valentina Marcelino, sucessos como “Movimento extremista ameaça Presidente de morte”, “Grupos radicais anarquistas fizeram emboscada à polícia”, “Cimeira da NATO em Lisboa alvo da Al-Qaeda e de anarquistas” e muitos mais!

"Esta publicação não é sobre uma jornalista. Não nos interessa se ela é simpática ou se é uma boa tia dos seus sobrinhos. Qualquer réstia de atenção sobre a sua vida não terá como objectivo outra coisa senão os interesses que movem a produção das «notícias» aqui publicadas. O que a cobertura dos protestos contra a cimeira da NATO veio provar é que existe toda uma série de Valentinas a pulular pelos jornais, prontas a desenvolver as piores reportagens em nome dos “melhores” interesses.

Esta publicação é, sim, sobre jornalismo, sobre toda uma cobertura mediática, além fronteiras, que se tem desenvolvido em torno de um objecto bastante específico – a “extrema-esquerda anarco-autonomista” – e como esta, mesmo no seio das práticas que actualmente caracterizam a actividade jornalística (concentração empresarial, crise do jornalismo de investigação, precariedade contratual e ausência de autonomia, aumento de poder das agências privadas, etc) assume uma particularidade que merece ser destacada, analisada e desconstruída."


Podem descarregar aqui.

Nenhum comentário: