terça-feira, 11 de novembro de 2008

8 anarquistas detidos em França

...por sabotagem aos comboios de alta velocidade

A ministra do Interior indica que os detidos poderiam estar envolvidos nas acçoes que afectaram 160 comboios.


Noticia extraida dos mass media

8 pessoas "pertencentes a extrema esquerda e ao movimento anarco-autonomo" foram detidas recentemente pela sua relaçao a sabotagem dos comboios de alta velocidade (TGV) em França,informou na manha de quarta feira a ministra do Interior desse país,Michele Alliot-Marie.

Durante as ultimas semanas o país tem sufrido um caos ferroviario com uma serie de acidentes nas vias ou as catenarias de este meio de transporte.


"A bem-sucedida operaçao foi levada a cabo em varias zonas do territorio",afirmou Alliot-Marie,entre elas a regiao de Burdeos e Rennes.A ministra acrescentou que as detençoes destes membros da "extrema esquerda" foi possivel "graças ao trabalho de inteligencia que o Centro Direcional de Inteligencia Interior realizou durante meses,alem das investigaçoes conduzidas pelos grupos antiterroristas",cita o diario Le Monde.


De acordo ao rotativo Le Parisien na operaçao foram utilizadas tecnologias muito avançadas que permitiram isolar as impressoes digitais dos supostos deliquentes alem de conseguir extractos de ADN.Todas estas provas ja se encontram,desde esta segunda feira,nas maos dos fiscais antiterrorista.


Este sabado uns 160 comboios TGV,Thalys e Eurostar,viram-se afectados em todo o país a consequencia de danos na catenaria e outros estrupicios. No domingo um comboio que cobria a rota Bruxelas-Perpignan chocou contra duas placas de betao,cada uma de um metro de altura e 30kg de peso,perto da localidade de Narbona,no sul do país,informa Jean Marie Martí Font.O comboio sufreu varios danos leves e nao houve desgraças pessoais,mas o trafico esteve afectados por mais de uma hora.


Em outubro varetas de metal foram colocadas na catenaria de concreto,danificando uns 200 metros das linhas de alta velocidade,segundo informou a companhia nacional de ferrocarris (SNCF)

Nenhum comentário: