domingo, 18 de outubro de 2009

Alfredo Bonanno e Christos Stratigopoulos

Os anarquistas Alfredo Bonanno e Christos Stratigopoulos estão detidos na prisão de Amfissa, na Grécia.
Christos está acusado de assalto, Alfredo de cumplicidade em assalto.
Os advogados interpuseram um recurso com o objectivo de pedir a prisão domiciliária para Alfredo, por razões de saúde.

Os companheiros podem receber correio para a seguinte morada:
TZAMALA 3 33100 AMFISSA GRÉCIA

Benefits de solidariedade estão a ser organizados na Grécia e noutros locais.
Os companheiros que queiram saber mais, ou contribuir para o fundo de solidariedade, deverão entrar em contacto para o email: smolikas2@gmail.gr

Solidariedade revolucionária com o Alfredo e o Christos, e com todos aqueles em luta contra este mundo de prisões e bancos.

Alguns anarquistas da Grécia e não só

Novos Blogs Antifascistas

Novos blogs Antifascistas a visitar:


Após 14 dias, António Ferreira abandona greve de fome, mas continua em luta

"O António encontra-se ainda no pavilhão de segurança, isolado de toda a gente, sem qualquer objecto pessoal, fechado numa cela pequena, apenas com 1 hora de "pátio", num buraco mais pequeno que a própria cela e com uma grade no topo.

Desde a sua transferência à força para este pavilhão que António iniciou um protesto que a prisão tentou encobrir. Só agora, através da visita do advogado, confirmámos que ele nunca esteve em greve de sede e que começou a comer no dia 12 de Outubro, por razões de saúde. Tinha já debilidades e dores no aparelho digestivo. O nosso companheiro não pretende ceder nas suas reivindicações quanto às celas onde o querem pôr e, portanto, insiste na transferência para outro estabelecimento prisional.

Continuaremos a informar, assim que se souber mais novidades."

Retirado de: Rede Libertária

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

[Grécia] Noite de terror em Exarchia

Centenas de polícias invadiram esta noite o bairro de Exarchia em Atenas no que parece ser uma tentativa de mostrar que estão em controlo da situação depois a acção de solidariedade de hoje.

A polícia entrou indiscriminadamente em bares e cafes detendo dezenas de pessoas que foram levadas para a esquadra da Avenida Alexandras. Os media falam em 50 detenções.

Fonte: Occupied London

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

[Grécia] Atacados bancos no centro de Atenas (Update)

Segundo os últimos relatos foram lançados flyers durante o ataque que diziam: "Os mercenários que escrevem a favor da autoridade, os bófias e os seus patrões têm que saber que os nossos companheiros não estão sozinhos. Ataca! Ataca! Ataca!"

Ficam algumas fotos:


Mais fotos aqui.

9º aniversário da COSA

Sábado 10/10
15:00h: Conversa/Debate sobre Solidariedade Revolucionária a partir de um texto ("discussão sobre solidariedade revolucionária")
20:00h: Jantar “Bela Vida” [Traz comida e bebida]

Domingo 11/10
a partir das 15:00h: Churrascada, música e cinema na rua.

Casa Okupada de Setúbal Autogestionada
Rua Latino Coelho nº2,
Bairro Salgado,
Setúbal
(junto à estação dos autocarros)

[Grécia] Atacados bancos no centro de Atenas

Há alguns minutos foram atacados nas ruas Solonos, Charilaou Trikoupi (no bairro de Exarchia) alguns bancos e sedes de empresas!

Os ataques foram feitos em solidariedade com Masouras, Hadjimichelakis e Yospas os três jovens que estão em prisão preventiva acusados de participar na “Conspiracy of the Cells of Fire”.

Mais notícias em breve.

Fonte: Occupied London

[Grécia] Bonanno e Stratigopoulos em prisão preventiva

Depois de 9 horas de interrogatório, Alfredo Bonanno e Christos Stratigopoulos ficaram em prisão preventiva, que na Grécia pode durar até 18 meses.

Testemunhos de pessoas que estiveram no tribunal dizem que haviam muitos polícias à paisana armados que tratavam de expulsar quem consideravam suspeito de estar relacionado com os movimentos anarquistas.

Fonte: Occupied London

TERRA de NINGUÉM- Espaço Anarquista em Alfama

Este espaço é uma extensão do que somos e do que queremos.
Uma tentativa de encontrar e comunicar com companheiros e todos aqueles que anseiam por uma vida sem controlo. Um contexto onde a base de encontro seja a vontade de atacar as diferentes faces da dominação.
Longe de ser algo acabado e estático é algo com o qual queremos ir cada vez mais longe continuando a sua construção e a nossa enquanto indivíduos.
Através dos livros, discussões e encontros pretendemos descobrir e desenvolver métodos, partilhar perspectivas e práticas onde nos possamos continuar a inspirar e inspirar aqueles que, connosco, se cruzam na partilha do conflito, no anti autoritarismo e na informalidade das relações.
Tentaremos sempre, que o espaço não seja um fim em si mesmo e que não exista porque sim.

Terra de ninguém- espaço anarquista
Rua do Salvador 56 (à rua das escolas gerais)
Lisboa

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

[Presos em Luta] Relato de uma concentração em Solidariedade com Antonio Ferreira

No dia 03 de Outubro, Sábado, 16 pessoas deslocaram-se ao Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, onde António Ferreira continua isolado no pavilhão de segurança.

Segundo apontam as respostas que obtivemos, apesar da tentativa de encobrir e esconder este protesto, ele encontra-se em greve de fome e de silêncio desde dia 28 de Setembro. Como não há nenhum contacto directo com ele, nem a cadeia dá essa informação, não sabemos se está em greve de sede, porque são já demasiados dias sem beber, sem que o transfiram para o hospital prisional.


A concentração decorreu durante 2 horas e meia, período que coincidiu com o horário das visitas. Foi distribuído um folheto com um texto informativo da situação do nosso companheiro e gritaram-se frases contra as prisões, o estado e os carcereiros. Fez-se o máximo de barulho possível na tentativa de dar a conhecer a nossa presença para dentro dos muros.


Apesar da chegada da GNR mais para o fim da concentração, não houve sequer identificações. A nossa presença foi um incómodo para a "normalidade" do funcionamento da prisão, as pessoas que íam visitar reclusos mostraram-se solidárias várias vezes e muitos dos carros que por ali passavam apitavam para dar força. Temos informação de que alguns folhetos passaram para dentro e circularam entre os presos.

No entanto, o companheiro António Ferreira continua isolado do resto dos presos e, portanto, supomos que sem conhecimento da nossa presença nesse dia à porta da prisão.


É urgente continuarmos a pressionar com tudo o que esteja ao nosso alcance, mostrando assim a nossa solidariedade com quem não se deixa calar por este sistema!


"Que cada voz se torne num trovão que fere os ouvidos, que cada faísca se torne num fogo selvagem que faça ruir e incendeie este mundo podre de celas visíveis e invisíveis."
Giannis Dimitrakis



TEXTO DISTRIBUÍDO DURANTE A CONCENTRAÇÃO:

António Ferreira de Jesus em protesto.

Solidariedade com os presos em luta.

António Ferreira de Jesus começou um protesto contra as falhas na reforma das celas. É verdade que deixou de existir o "balde higiénico" no E.P. de Pinheiro da Cruz, mas os reclusos perderam direitos que já lhes eram conferidos: o direito a ter luz de leitura na cela sem ter de fazer pedidos à directora, ou por exemplo o direito à privacidade no duche sem ter de partilhar o chuveiro com 6 outros reclusos.
No passado dia 28 de Setembro, o António foi transferido à força para o pavilhão de segurança (conhecido entre os recluso como Big Brother) como castigo pela sua recusa em ser transferido para a ala 3.
Neste momento o António encontra-se incomunicável desde segunda-feira e apesar de ser difícil conseguir saber o que se passa, temos a informação de que está em greve de fome, sede e silêncio.
Do E.P só nos dizem que o António não preencheu o impresso da greve de fome (!) e quando lhes é perguntado se ele está a comer ou a beber, não confirmam nem desmentem e apenas nos é dito que "ele está a ser acompanhado pela equipa médica". Tanto estas "respostas" como a sua atitude revelam que a direcção da prisão está declaradamente a encobrir uma greve de fome negando-se a dar informações que sejam dignas desse nome.
Perante esta situação exigimos que seja satisfeita a reivindicação de transferência para outro E.P. feita pelo António.
Estamos aqui hoje em solidariedade com António Ferreira e com todos os presos que lutam e se erguem contra o sistema prisional.
Não existem reformas possíveis para uma prisão, pois estas são centros de extermínio e só a sua destruição é solução.

Retirado de: Rede Libertária

Anarcho-Punk.net


1) INTRODUCTION

ANARCHO-PUNK.NET is an international and multilingual community made BY anarcho-punks FOR anarcho-punks where you can download thousands of complete high-quality albums of anarcho-punk bands! Our main objective is to make this music widely available and more easily accessible for everyone, while providing a community and necessary organisational tools for anarchists and punks from all over the world to group together and discuss their interests and projects. We believe that the internet is a great way to spread this form of music in the true spirit of do-it-yourself (D.I.Y.) and we want to use it at it's full potential.

ANARCHO-PUNK.NET offers a wide variety of music - we are not only limited to Punk. We share any bands that fit within the site's general principles and, of course, we also share different kind of music genres. You will not only find Punk music here, there is also various other music genres, starting from Oi! and Ska to Hardcore, Grindcore and Metal.

This site is not only a place to download music, this is also a great way to meet people who have similar musical tastes and probably share the same ideas as you. Think of it as a sort of anarcho-punk federation making it easier to meet new people and organize together with other anarcho-punks from all over the world while having all your favorite music at the same place!

Our goal is to HELP the bands, not to be a nuisance to them. Therefore, if you are part of a band or a label and you are unhappy that your music is being shared here, you can send us a request to get it removed from the site following the procedure described on the website.

We also target on the global level: this is why the website is available in a few different languages and there are various regional forums for punks and anarchists from all around the world.
We also welcome redskins and anarcho-skinheads to join us since anarchist music is not only limited to the punk community (and we already publish a couple of skinhead bands!)

--------------------------------------------------------------------------------------------------

2) OUR POLITICAL IDEAS AND POSITIONS

Our community is built and based on the ideas and basis of anarchism, but we are not dogmatic elitists and our community is not exclusively limited to anarchist thinkers. We welcome anybody sharing the same interests as us: music and politics. Even if you are just curious you are welcome to join us.

However, our tolerance has some limit and we refuse to let fascists and capitalists reappropriate our community. The website is a TOOL for people wanting to organize, and is NOT a free tribune nor a place for useless ideological wars between people and their different converging ideas.

Please understand that by distributing music we choose to take responsibility for the content of the lyrics and that we refuse to spread those that contradict our basic ideologies - those that inspired the creation of this website. Also understand that by claiming to be anarchist this site has to keep a minimum of coherence between words and action. This site is a sort of a federation of bands and people sharing similar interests - and NOT a battleground for political opponents. This is not a place to publish absolutely anything (there is already tons of other places to do this), we want to make sure that when you see a band here you like you can be sure that others in the list are issued from similar scenes.

We will not distribute the propaganda of the ones targeted by our main political activities, it's as simple as that.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

3) MUSIC SCENE & FORUM DISCUSSIONS : GENERAL PRINCIPLES AND POINTS OF UNITY

Without entering into detail, we can define ourselves as being united behind the banner of the following 4 converging points. You will find a large variety of ideas here, but they all share the same common ideals, and this is why we are stressing on these points of unification.

3.1) ANTI-CAPITALISM -- This project is issued from the underground movement: we are strong believers in anti-capitalism.This is not the place to publish commercial bands having no common ideals with the rest of the bands present on the site. The project is part of the D.I.Y. community, we do not support commercial / capitalist projects and this is not the place to advertise your eBay albums for sale or your high-priced shitty music. We believe in music for social change, not profit. Promotion of the music business will not be tolerated (D.I.Y. distros and non-capitalist labels are welcome).
Capitalism is not a idea we recognize ourselves as part of (not even anarcho-capitalism). We demand that you understand that anarcho-capitalism is NOT one of our unification points, so for the sake of productivity please keep this debate for another forum.

3.2) ANTI-FASCISM -- We are radically against fascism of all kinds. Provocation from nazis, fascists, racists, sexists, xenophobic or homophobic people will not be tolerated here, of course. Like Oi Polloi says, "We are peaceful peoples, but not when it comes down to fascism".
We do not support R.A.C. music and demand members of the site to not promote this kind of music here.

3.3) ANTI-AUTHORITARIAN -- Following the true spirit of anarchism, we are strongly anti-authoritarian thinkers inspired by the first anarchist philosophers. We insist on the opposition of authoritarianism in all it's forms.
Note that opposition to authoritarian communism is included in our anti-authoritarian ideas, we want to make it clear that we will not let this place become a propaganda tool for authoritarians.

3.4) STATELESSNESS AND GLOBAL UNITY -- Another point we insist on is global unity: anarchists deny the mainstream principles of borders and nations, so we are radically against all kinds of nationalism and state patriotism. We don't recognize ourselves as having nationally based values, so please understand this is not the place to write if you claim to represent these kind of ideas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

4) HOW IT WORKS

MODERATION: Anarchism meaning order without power - the forum is horizontally structured so all of the moderation decisions are coming from the bottom. There is an "Assembly" forum where members can democratically make decisions concerning the management of the forums and changes to be made on the website.
A collective of moderators is needed to execute the moderation tasks (messages cleanup, albums listing management, ban of spammers and fascists, etc...). The moderation actions are limited to what is declared in this document, and is revisable by the community at any time. Moderators are democratically elected and retrograded by the community and are here only for technical tasks: all of the decisions are taken by the community in the form of Direct Democracy.

In all debates, please always pay attention to mutual respect and stay polite while avoiding personal attacks. Fighting each other will lead us nowhere.

Like everywhere else, keep spam and SMS style language out of the forum and try to stay on-topic and pertinent in your replies.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

5) LEGAL RESPONSIBILITIES

5.1) DOWNLOADS

ANARCHO-PUNK.NET is just like Google: we are an index, not a host. The files we link here can be found using google's search engine: nothing is hosted on our website. The responsability to check whether you have the legal right to distribute an album or not is the sole responsibility of the uploader. We do not moderate downloads unless a complaint is received. Most of the time we do not even have control of the uploaded file and we are not able to delete the file.

However, if you are part of a band, a label, or a intellectual propriety enforcement group, please contact us while giving us the required information to identify you and your material, and within 48 hours maximum we will remove the concerned link(s) to download the material on ANARCHO-PUNK.NET.

5.2) CONTENT AND DISCUSSIONS

The content of the discussions and the opinions expressed are the sole responsibility of the posters and ANARCHO-PUNK.NET refuses to endorse any comments left on this website by it's participant posters. The moderation staff do not control website members, it is the responsibility of all other members as a community to verify if others are breaking any laws by subscribing to this website or using it.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

ANARCHO-PUNK.NET is a project launched and supported by a group of french anarchist activists from canada and europe who are also behind a few other well known projects that have been active a few years. The site is part of "Resistance Network", an online network of anarchist communities for activists and punks/skins. ANARCHO-PUNK.NET's webmaster is also behind the world's two biggest french punk/oi! music distribution forums offering thousands of albums, and are also the biggest and oldest french-speaking anti-capitalist forums online. We have strong long-term radical ideas and also the technical knowledge to make this project become as notorious as our others are in the anarchist community, and more importantly to make it last a long time!

Visitem: http://www.anarcho-punk.net

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

[Lisboa] Farsa de julgamento a 07 de Dez. para 11 pesso as aderentes a manifestação Anti Fascista e Anti Capitalista no dia 25 de Abril de 2007

Este texto pretende relembrar a carga policial que aconteceu na
manifestação Anti Fascista e Anti Capitalista no dia 25 de Abril de 2007 e
apelar à solidariedade contra a farsa judicial montada em torno das onze
pessoas que vão a julgamento dia 7 de Dezembro

No dia 25 de Abril de 2007 decorreu uma manifestação Antiautoritária
contra o Fascismo e o Capitalismo em Lisboa que reuniu aproximadamente 500
pessoas. Tendo iniciado na Praça da Figueira em ambiente contestatário,
mas festivo e sem incidentes, várias pessoas aderiram à manifestação ao
longo do percurso Rossio, Rua do Carmo, Rua Garrett até ao Largo de
Camões.

Após um breve período em que a manifestação permaneceu no largo Camões,
esta continuou espontaneamente pela Rua Garrett em direcção ao Rossio. A
presença constante da polícia durante a trajectória fez com que o clima
entre as partes fosse de tensão. A meio da Rua do Carmo, duas hordas de
elementos do corpo de intervenção da PSP e polícias à paisana encurralaram
os manifestantes na rua fechando as saídas e, sem qualquer ordem ou aviso
de dispersão, começaram a agredir brutal e indiscriminadamente
manifestantes, transeuntes e até mesmo turistas.

A polícia não tentou dispersar ninguém, pelo contrário, quis bater,
espancar e atacar os manifestantes. Pessoas que caíram no chão indefesas
foram ainda agredidas por vários polícias à bastonada e ao pontapé. Houve
perseguições por parte da polícia, levadas a cabo de forma bastante
agressiva, no local onde decorria a manifestação e por toda a Baixa de
Lisboa. Foram detidas onze pessoas e foi impossível contabilizar todos os
feridos entre manifestantes e pessoas alheias ao protesto. Aos
manifestantes juntaram-se, no fundo da rua do Carmo, vários transeuntes e
lojistas contra a brutalidade policial.

Com o apoio dos media, as forças policiais criminalizaram o protesto,
procurando encontrar legitimidade para a sua acção repressiva que é um
tipo de conduta permanente por parte do Estado, como podem comprovar, a
título de exemplo, os habitantes de bairros sociais. Assim sendo, a
detenção dos onze manifestantes surge como modo de justificar mais uma
carga policial.

Para além da detenção, estes manifestantes ficaram ainda sujeitos à medida
de termo de identidade e residência, tendo sido acusados de agressão,
injúria agravada e desobediência civil, acusações estas que, na verdade,
caracterizam a actuação policial. Querem convencer-nos que o mundo é o
inverso daquilo que realmente acontece, uma vez que as únicas agressões à
polícia foram em legítima defesa, postura à qual não se deve renunciar.

No próximo dia 7 de Dezembro vai ser o julgamento dos onze acusados nas
novas instalações judiciais localizadas no Parque das Nações/Oriente..

Apelamos à solidariedade em relação a esta situação em particular,
enquadrada num contexto de exploração e opressão quotidiana que não
deixaremos de combater.

alguns envolvidos no processo

Retirado de: (A)-Infos

[E.U.A.] Protestos contra o G20 em Pittsburgh





Mais vídeos em http://indypgh.org/g20/#

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Alfredo Bonanno foi detido na Grécia

Alfredo Bonanno, anarquista italiano nascido em 1937, foi detido com mais um companheiro de 46 anos em Trikala no Norte da Grécia na noite passada.

De acordo com os media os dois foram acusados de assaltar um banco quinta-feira de manhã no centro de Trikala. Aparentemente conseguiram fugir do banco sem problemas, sendo detidos alguns minutos depois num bloqueio de estrada.

Foram os dois presentes ao procurador-geral.

Mais informação brevemente.

Podem ver aqui alguns textos de Alfredo Bonanno

Fonte: Occupied London

[Grécia] Polícia faz várias detenções

Dia 24 de Setembro a polícia realizou uma enorme operação em Atenas, revistando algumas casas particulares que culminaram em quatro detenções. As brigadas anti-terroristas prenderam e interrogaram quatro jovens com idades entre os 20 e 22 anos e dizem que com as provas recolhidas os podem ligar a um grupo anarquista. Não foram, no entanto, publicadas nenhumas informações sobre isso.

Os quatro jovens foram levados ao procurador geral que os acusou de três crimes e que emitiu uma autorização para que as fotos e os nomes dos quatro fossem publicadas. Todos eles negam as acusações.

Três dos quatro detidos estão em prisão preventiva (que pode durar até 18 meses) e a rapariga de 20 anos de idade saiu em liberdade condicional. As mediadas de coacção são a apresentação na esquadra local da polícia duas vezes por mês e a proibição de sair do país, apesar de estudar em Londres.

Entretanto os meios de comunicação do estado lançaram uma autêntica caça às bruxas. Caracterizam os detidos como terroristas e foi lançada uma forte campanha para denegrir o movimento anarquista, embora como de costume, sem argumentos válidos.

No seguimento do caso foram emitidos mais seis mandatos de detenção, pelo que se pode esperar muita actividade da polícia para os próximos dias. Os media sugerem que os jovens procurados pela polícia possam estar escondidos nos terrenos universitários (nos quais a polícia está proibida de entrar) e em okupas anarquistas. Por esta razão pode-se contar com raids muito brevemente.

LIBERDADE PARA TODOS OS DETIDOS

Fonte: Occupied London

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Urgente: António Ferreira em greve de sede, fome e silêncio

António Ferreira de Jesus, de 68 anos, preso há 15 anos, encontra-se actualmente em Pinheiro da Cruz e viu uma vez mais, a liberdade condicional a ser-lhe negada em Julho deste ano.

Dia 28 de Setembro a direcção do E.P. quis transferir o companheiro para uma cela nova, numa ala recentemente reconstruída- essas "reformas" implicam que não haja direito a um candeeiro de leitura ou que, por exemplo, os duches não tenham divisórias, o que obriga a que os presos tenham de tomar banho em conjunto.

O António recusou-se à mudança com base nestas condições. Face a esta recusa, a direcção e os guardas decidiram que o levariam à força, não para a cela prevista, mas para o pavilhão de segurança (chamado de "big brother", num regime de separação total dos outros reclusos, ao abrigo do artigo 111).

Perante isto o António entrou em greve de silêncio, de sede e de fome.

No entanto, os responsáveis da cadeia não reconhecem estas greves porque o companheiro não preencheu o impresso que existe para oficializar o protesto (!)

Não sabemos em que situação ele se encontra, nem que acompanhamento está a ter.

Sabemos quem está por detrás desta situação: a direcção do E.P., a Direcção Geral dos Serviços Prisionais e outros organismos do Estado português.

É urgente pressioná-los, da maneira que achares mais eficaz!


A solidariedade é uma arma!

Pela destruição das prisões e de quem as constrói!


Contactos das entidades responsáveis:

Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz

7570-784 CARVALHAL - GRÂNDOLA (PORTUGAL)
Telefone: (00351) 265 490 620
Fax: (00351) 265 497 078
Correio Electrónico: eppcruz@dgsp.mj.pt

Direcção-Geral dos Serviços Prisionais:

Travessa da Cruz do Torel, nº1 1150-122 Lisboa (PORTUGAL)
Telefone: (00351) 218 812 200
Fax: (00351) 218 853 653
Correio electrónico: dirgeral@dgsp.mj.pt

Provedoria de Justiça
provedor@provedor-jus.pt
Morada: Rua Pau de Bandeira, 9
1249-088 LISBOA
PORTUGAL
Telefone: (+351)213926600/19/21/22
Linha Azul: (+351)808200084
Fax: (+351)213961243

Inspecção Geral dos Serviços de Justiça
correioIGSJ@igsj.mj.pt
Fax: (00351) 213223666

Ministério da Justiça
ministro@mj.gov.pt
Fax: (00351) 213468031



Se optares por enviar cartas ou faxes, aqui vai um modelo de texto


António Ferreira de Jesus, de 68 anos de idade, com mais de 45 anos de prisão cumpridos, actualmente no E. P. de Pinheiro da Cruz, continua a sofrer ameaças de morte por parte de alguns guardas prisionais, conforme declarações suas efectuadas no Tribunal de Grândola há cerca de um ano.

Apesar de reúnir todos os requisitos para a Liberdade Condicional, esta continua a ser-lhe negada.

A última vez que foi proposto para a Liberdade Condicional, foi-lhe prometido que o parecer do concelho técnico lhe seria favorável. Posteriormente, verificou-se que o parecer foi desfavorável por unanimidade.

Criar falsas expectativas na mente de um recluso, sobretudo um preso com mais de 45 anos de prisão cumpridos, é equivalente a induzi-lo ao suicídio.

A última decisão do indeferimento à Liberdade Condicional é a reprodução exacta do primeiro indeferimento, no qual, pidescamente, faz referência às convicções políticas do recluso como indicador negativo do seu processo de “reinserção” social.

E para cúmulo, na noite de 28 do presente mês, António Ferreira de Jesus, por se recusar a mudar para uma Ala que viola os seus direitos (a nova Ala tem condições de “vida” incompatíveis com os critérios da jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem), foi submetido ao castigo do regime 111º, ou seja, separado de toda a população prisional, uma prisão dentro de outra prisão, onde os presos sofrem todo o tipo de humilhações e são fortemente induzidos ao suicídio; e onde vários já apareceram suspeitosamente mortos.

António Ferreira de Jesus encontra-se, desde a noite de 28 do presente mês, em greve de sede, greve de fome e em greve de silêncio, em protesto contra a feroz perseguição de que continua a ser alvo.

Não aceitamos que a vergonhosa estatística de mortandade do vosso extermínio aumente com o eventual cadáver do António Ferreira de Jesus.

Fazemos responsáveis a directora do E. P. de Pinheiro da Cruz, A Direcção Geral dos Serviços Prisionais e a quem mais de direito, de todas as consequências advindas da greve de sede, da greve de fome e da greve de silêncio em que o António Ferreira de Jesus se encontra.

Protestamos veementemente contra a perseguição que o António Ferreira de Jesus está a ser alvo por defender a sua dignidade e exigir o cumprimento dos seus direitos.

Exigimos já o fim à perseguição ao António Ferreira de Jesus e a sua imediata transferência para Coimbra ou Izeda, conforme a sua pretensão.

SOLIDÁRIOS/AS COM TODOS/AS OS/AS PRESOS/AS QUE LUTAM PELA DEFESA DA SUA DIGNIDADE!